Ensaio AV concept Rock’R²

RockR-enceinte-bonsoN-2

Imaginem, num qualquer lugar e a qualquer hora, que vos apetece ouvir música sem auscultadores, sózinho ou bem acompanhado. Ah, mas ninguém levou uma dessas extraordinárias (e onerosas) colunas portáteis… então, o que fazer? Tirar o Rock’R² do bolso, pois então.

Recebi este curioso gadget para um pequeno ensaio. No início, olhei para a sua forma e, sem ler o manual, entretive-me a colocá-lo a funcionar. Para os menos habituados a este tipo de coisas, talvez o passo mais complicado seja rodar a tampa que é o próprio soundpad (amovível) para a esquerda ou direita, conforme queiramos estender ou recolher o fio que se enrola dentro da peça. Este fio é importante, pois afasta a tampa do resto do corpo, mantendo uma ligação constante. De qualquer forma, há que ter bastante cuidado neste processo, pois é fácil o fio rolar sobre ele próprio, dentro do equipamento, e dificultar a operação, obrigando a alguns esticanços mais fortes.

rock-r-enceinte-par-vibrations-pitchblack-noir

Mas o que é este Rock’R² da AV Concept? Trata-se de um equipamento que faz uso da vibração acústica, o que quer dizer qualquer som (e música é som), para amplificá-lo ao colar o soundpad, a pequena tampa com autocolante, numa superfície externa. Esta superfície garante a ampliação dessa fonte sonora e quanto maior e mais oca for, melhores resultados obtem. Portanto, um caixote de cartão é ideal, mas experimentei noutros locais.

Antes de mais, é necessário emparelhar o Rock’R² com o nosso smartphone ou outro leitor musical que permita ligação bluetooth. É rápido e muito fácil e nem requer código de identificação, como o tradicional 0000. Convém também carregá-lo através da unidade USB, pois este equipamento é, acima de tudo, muito portátil e leve.

Cada carga, diz a marca, chega às sete horas de funcionamento. Convém ter em atenção o desgaste da fonte sonora, seja o smartphone ou um MP3/4.

Depois de esticar o fio, colocamos um autocolante de duas faces na base do soundpad (vêm três no conjunto) que se podem colar e descolar a qualquer superfície (mas que acusam desgaste e obrigam à substituição). E começa a magia… é um espanto ouvir com clareza (e até algum volume) a música da fonte através de uma superfície que nada tem a ver com ampliação acústica.

b254824

Com olhares incrédulos à minha volta, não só coloquei o soundpad por fora das caixas e volumes, como por dentro. E pasme-se, funciona dentro de um microondas e com a porta fechada. O mesmo se passou no forno do fogão, numa arca com a tampa aberta e nos benditos caixotes de cartão. É realmente original, provoca reacções interessantes e, lá está, convém ter mais autocolantes de duas faces e forma circular pois, com tanta experiência, essa cola vai-se num instante.

Este Rock’R² é muito leve e é ideal para se atirar para dentro de uma mochila ou bolso grande.

Podemos escolher uma de quatro cores (Temptation-Red, Snow-white, Pitch-black e Sky-blue) ou comprá-las todas de uma vez, já que integra a função DaisyChain, a qual permite conectar vários Rock’R² em cadeia, o que multiplica o som por diversos locais! Não fiz essa experiência, mas imagino o resultado (se não existir lag).

Outra boa notícia? O preço. Está disponível na loja Orange Online por 29,99 euros, um preciosismo, mas é assim.

 O vídeo disponível ajuda a perceber ainda melhor o funcionamento:

Potência

1W

Dimensões (H x Ø)

105x40mm

Frequência

120Hz ~ 18KHz

Fonte de Alimentação

3~5V

Impedância

4Ω ± 15%

Nível de Pressão Sonora

78 ± 3dB

Dim. Empacotamento (W x H x D)

72 x 161 x 45 mm

Peso Líquido

106g

Peso Bruto

160g

Autonomia

Mais de 7 hrs