O DS X E-TENSE é o fruto da fantasia colectiva inspirada pelos sonhos e desejos dos homens e mulheres que trabalham na DS Automobiles


Chama-se DS X E-TENSE e foi sonhado por quem trabalha na fábrica DS Automobiles. Faça como eles, pare um pouco, feche os olhos e deixe que a sua imaginação lhe mostre como poderá ser o seu automóvel de sonho em 2035.

Agora pense em formas, materiais e tecnologias que farão parte desse futuro.

Que tal? Gosta? Não se esqueça de aliar o máximo requinte a todo o conforto que a tecnologia oferece. Tudo isto é um luxo acessível para quem chegar a 2035 com saúde e vontade de viver.

Os designers da DS procuraram combinar as vantagens da tecnologia avançada com uma vasta dose de criatividade, dando resposta aos clientes que procuram o melhor para si e à forma como pensam o luxo gaulês daqui a 18 anos, por mais diferentes que sejam as suas necessidades.

O resultado é este DS X E-TENSE, um carro incrivelmente belo, mas também sensual e estimulante, com a mesma veia revolucionária do DS original, que surpreendeu todo o mundo automóvel 80 anos antes de 2035.

voicebox - DS X E-TENSE poderá ser o nosso carro em 2035

UMA EXPERIÊNCIA RADICALMENTE DIFERENTE

O acesso ao habitáculo é feito através de uma porta Elytre revestida numa malha em fibra de carbono e cabedal.

Repare no único banco com arquitectura piramidal e que se adapta na perfeição à estatura do condutor como acontece com os bancos utilizados nos carros de competição.

Por sua vez, o volante, além de manter o essencial do simbolismo da paixão automóvel, é uma combinação sedutora de cabedal, madeira e metal, e incorpora sensores capacitivos para monitorizar o esforço do condutor.

Ele está forrado com cabedal em dois tons, Azul Millennium e Azul Navy, tem o tradicional acabamento da DS com um padrão de costuras de efeito pérola.

Também originais, os pedais foram também objecto da atenção obsessiva dos designers pelos detalhes.

DS X E-TENSE poderá ser o nosso carro em 2035

UM CASULO DE CONFORTO

O DSX E-TENSE tem uma arquitectura assimétrica que oferece ambientes diferentes à esquerda e à direita do habitáculo.

Ao aceder ao mesmo através da porta ‘asa de gaivota’, o condutor, sozinho ou acompanhado, torna-se num passageiro.

É esta configuração que liberta uma dimensão diferente de espaço sob o tejadilho em vidro transparente. Com o passageiro envolto numa cápsula e comodamente sentado num banco com ventilação e massagem, que se alonga para trás como a asa aberta de um pássaro e que apresenta um motivo de asa em forma de estrela na parte superior das costas.

E que tal viajar com o modo autónomo activado? Relaxe, feche os olhos e desfrute da plataforma do sistema de alta-fidelidade que constitui o tablier.

O piso em vidro transparente electrocromático permite ver a estrada a passar por baixo do carro, enquanto a sumptuosa mistura de cabedal, madeira e metal existente no casulo atrai o olhar e pacifica a mente.

Finalmente, os passageiros viajam num ambiente calmo e protector: o ar filtrado e perfumado contribui para o requinte exclusivo que se dá quando o ocupante passa a condutor ou, em alternativa, pelo próprio carro em modo autónomo. Tem um filho? Não se preocupe pois existe um banco adicional que possibilita viagens a três.

E para finalizar, o toque de magia: além da conectividade com o mundo exterior, um assistente pessoal designado IRIS assume a forma de um holograma e comanda as funções do veículo.

voicebox - DS X E-TENSE poderá ser o nosso carro em 2035

TECNOLOGIAS INSPIRADORAS

Localizados entre as rodas dianteiras, estão os dois motores para a locomoção 100% eléctrica do DS X E-TENSE com potência máxima de 400 kW (540 cavalos).

Este valor sobe para 1.000 kW (1.360 cavalos) em modo ‘circuito’, o que permite ao condutor sentir a performance da suspensão desenvolvida pela DS Performance, a equipa técnica por detrás do programa de Fórmula E da DS.

O chassis em fibra de carbono assenta em inovadoras molas e barras de torção, enquanto a tracção, aderência e desaceleração são controladas por um sofisticado sistema concebido para optimizar a performance, qualquer que seja o piso.

Imaginar um carro de sonho para 2035 levou a DS Automobiles a criar um conceito assimétrico de três lugares com base numa junção inovadora de dois veículos num só, que permite aos proprietários escolher o modo de condução que se ajusta às suas necessidades do momento.

Graças às novas tecnologias, a carroçaria tem a capacidade de recuperar as suas formas originais após um impacto, ao passo que a configuração da grelha dianteira e as capacidades de refrigeração do DS X E-TENSE se adaptam aos caprichos do condutor.

Por último, há que sonhar com as cortinas de luz DS LIGHT VEIL, a intensidade da iluminação ajusta-se em função das necessidades dos ocupantes, do veículo e do seu ambiente em redor.

Vamos a isso, DS!

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata