dLAN-1200+-productpicture-Starter-Kit-CMYK-3097

Já por aqui falei dos adaptadores powerline devolo dLAN 1200+, e após alguns meses de utilização doméstica e profissional, está chegada a hora para apresentar uma súmula das suas características e capacidades de acordo com a exigência diária de uma casa um pouco mais conectada que as, digamos, normais.

Antes de mais, porem, explico como tenho o set instalado: o dLAN 1200+ assume o papel principal, estando ligado à parede e conectado ao modem que vem no pack triple play de uma operadora, portanto, não um fora de série mas que, até agora, tem feito o seu trabalho com afinco. O segundo 1200+ Wi-Fi ac está ligado à tomada da parede contígua, onde trabalho e tenho o computador principal. Esta ligação por ethernet ao PC através da rede eléctrica consegue uns espantosos 680 Mbit/s de velocidade média, mas já chegou aos 900. Como é Wi-Fi, estabelece uma perfeita conexão com todos os equipamentos que tenho “pendurados” na rede, alguns meus, outros em ensaio. É uma carga pesada para este modem, mas tenho conseguido, ao optar pelo powerline, combinar ligações por LAN e wireless e, deste modo, obter o máximo possível do sinal. Outro computador a cerca de 10 metros está agrupado por wireless, assim como a impressora. E consigo ir à varanda e ter o máximo da rede, reforçada pelo 1200+ Wi-Fi ac.

dLAN-1200+-perspective-CMYK-3101-XL

A televisão principal, sem ligações USB ou Ethernet, está conectada ao disco NAS através de uma “caixa mágica” (neste caso uma WD TV) que, por sua vez, está ligado ao modem e, acertaram, aos devolo. Como tenho outro televisor no andar abaixo, bastou-me ligar um devolo dLAN 600, por sua vez conectado a outra “caixa mágica” (Asus oPlay). Deste modo, consigo aceder de forma muito rápida e simples a todos os conteúdos da rede, desde os vídeos e fotos guardados no NAS, como nos computadores, e ter em qualquer televisor, tablet, smartphone ou computador, acesso aos filmes e séries que quero ver.

Mais longe, na outra ponta da casa, está ligado um replicador devolo 500 Wi-Fi a uma tomada da cozinha, o que permite que um ou dois portáteis, mais os smartphones, consigam uma ligação net com a máxima potência.

Ou seja, e como resumo, tenho instalados um 1200+ Wi-Fi ac, um 1200+, um 600+ e um 500 Wi-Fi. Estes quatro adaptadores, totalmente compatíveis entre si, tornam possível de forma barata e simples, ter uma casa conectada, das já muito em voga “inteligentes”. Confesso ainda que uso outro tipo de adaptadores que, através de uma app instalada no smartphone, me permitem temporizar as luzes mesmo estando de férias longe de casa. Sim, este mundo moderno que vem nos filmes é bem real e pode ser nosso sem grande despesa financeira.

dLAN-1200+-scenario_devices-CMYK-3209-X3

De uma forma simples, a devolo explica a sua tecnologia:

Um par de adaptadores devolo funciona como um longo cabo de rede: um dos adaptadores é ligado ao router, o outro coloca-se numa tomada onde quer que seja necessário aceder à Internet (com ou sem fios) e o sinal é transmitido entre ambos a toda a velocidade, através da rede elétrica.

A tecnologia exclusiva Range+ da devolo, que aproveita também o condutor de terra da sua instalação, permite levar o sinal da Internet ainda mais longe, mesmo em pisos diferentes e instalações trifásicas.

dLAN-1200+-scenario_house-CMYK-3206-X3

 

Ao fim e ao cabo, é exactamente este tipo de instalação que descrevi, com mais umas “complicações” que me permitem ver tudo em qualquer lado. Mas há outra enorme vantagem em utilizar os devolos Range+ e essa está já prometida para Outubro: a Netflix chega a Portugal e com ela mais uma razão para ter a melhor rede possível em casa, que permita desfrutar do streaming contínuo mesmo com vídeos Full HD ou 4K. Sim, 4K. E isso tem uma razão: os devolo dLAN 1200+ são equipados com portas Ethernet Gigabit e o dLAN 1200+ Wi-Fi ac é o primeiro adaptador powerline do mundo a conjugar a mais avançada tecnologia Ethernet com a mais rápida norma Wi-Fi (IEEE 802.11ac), a qual permite ligações sem fios à mesma velocidade das ligações cabladas.

dev_dLAN1200plusWiFiac_imagepicture_DE_LAN_print_01-XL

Recentemente, resolvi com apenas dois dLan 500 Wi-Fi o problema complicado na casa de um amigo fotógrafo, que tem parte em cave debaixo do solo. Duas caixinhas em duas tomadas, problema resolvido e net em toda a casa. São este tipo de problemas que os adaptadores powerline conseguem resolver de forma muito rápida e barata, principalmente numa altura em que existem cada vez mais equipamentos ligados a um simples modem.

Aconselho também a instalar o devolo cockpit no computador principal, porque para além de nos mostrar o estado de cada adaptador, analisa e corrige problemas, faz o download e a instalação dos upgrades e permite operações que parecem secundárias mas que, na prática, são mesmo importantes, como desligar as luzes de operação de cada adaptador ou bloquear a sua utilização através de uma palavra passe.

 

Em suma, os devolo dLAN 1200+ são o último grito na tecnologia powerline, permitem a interligação de equipamentos de forma simples e rápida e respondem eficazmente às cada vez mais exigentes transmissões de conteúdos por todos os equipamentos do agregado familiar ou de uma pequena empresa.

dLAN-1200+-packshot-Starter-Kit-CMYK-3085-X3selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata