DCPJ4120DW_main

Vistosa pela simplicidade, compacta mesmo podendo ser utilizada como A3 e com um design simples e cativante, posso afirmar que esta Brother DCP-J4120DW me serviu bastante bem enquanto unidade de ensaio. Os dois tons, negro em cima, branco em baixo, oferecem um status de segmento superior e convém apontar desde já a extrema qualidade de construção e algumas opções originais que a tornam num modelo muito indicado para necessidades semi-profissionais.

Sou fã de multifunções compactas, pois é do que necessito para o dia a dia. Mas uma boa unidade para trabalho de escritório falha geralmente na qualidade de reprodução de cores de uma fotografia, optando pela rapidez da impressão de documentos de uma ou ambas as faces. Será que a Brother aplicou esta receita nesta unidade?

DCPJ4120DWZU1_BigProductImage

A secção frontal é simples, com a gaveta dos tinteiros no extremo direito para facilitada mudança e instalação, um dos pontos que mais me agradou. No lado esquerdo, o conjunto de entrada e leitura dos vários cartões de memória (SD e MS) para além de uma entrada USB. Ao centro, o painel táctil a cores de excelente qualidade. Esta secção frontal eleva-se em vários ângulos para facilitar a operação e a visualização das ordens neste ecrã.

brother-dcp-j4120dw-all-in-one-inktjetprinter_4319_2

A Brother DCP-J4120DW conta com dois alimentadores de papel. Na frente e por baixo da secção do ecrã, está a gaveta que recebe a resma de folhas horizontalmente, ao contrário da maior parte das concorrentes. Esta solução torna o conjunto mais compacto ao mesmo tempo que puxa as folhas mais rapidamente. Engenhoso.

res_cb775aee796aac7728ee58eaed2009ba

Para mudarmos o formato para 15×10 fotográfico, precisamos de retirar esta gaveta e posicionar manualmente as balizas. Este trabalho poderia ser mais simplificado, mas julgo que será utilizado muito de vez em quando para a maior parte dos utilizadores “tradicionais”. Mas se no início apontei a capacidade de impressão A3, então por onde se colocam as folhas neste formato? Pela traseira e através de uma gaveta semi-escondida o que faz com que esta Brother não seja uma A3 “pura”, pois obriga à alimentação manual folha a folha neste formato específico. Contudo, e para quem geralmente procura uma solução compacta e multi-usos, esta é uma função que poucas vezes será escolhida e que podemos considerar um extra muito bem vindo.

brother_dcp_j4120dw_drucker_scannerdeckel_offen_l156b5

Como norma recente, as impressoras passaram a comunicar com o modem via wireless e a Brother DCP-J4120DW não é excepção. Aliás, foi facílimo conectar os computadores e smartphones à impressora, função que em alguns casos é complicada e que leva a um ataque de nervos. Mas nesta é uma questão de segundos, com a vantagem que está preparada para Wi-Fi Direct, AirPrint e Google Cloud Print para quando precisamos de imprimir à distância. Para quem ainda é obrigado por um motivo ou outro a usar cabo, existe a conexão USB tradicional, mas atenção, está por baixo da tampa do scanner e obriga a algum trabalho (para além de um cabo comprido).

No papel, a Brother aponta 20 páginas por minuto (p/b) ou 18 (cor) com a máquina já ligada e pronta para execução. Não tenho por norma cronometrar este tipo de dados, portanto tomo à partida esses números como realistas.

Contudo, a J4120DW demora o seu tempo a ficar pronta, quase um minuto para todos os reajustamentos mecânicos, mas uma vez pronta, é rápida (também devido ao carregamento horizontal do papel). Mas não é silenciosa, exactamente devido a esse mecanismo.

brother-dcp-j4120

A J4120DW permite a impressão frente/verso, mas, caso precisem de documentos a cores, cuidado com a gramagem do papel para evitar transparências.

Com cabeça de impressão piezo-eléctrica, as cores não são tão fidedignas quanto numa mais fotográfica Canon que se usa de outra tecnologia. Mesmo com papel fotográfico brilhante e com tudo puxado ao máximo, existe alguma atenuação no contraste, o que implica um ar menos “duro” e realista, mas que empresta uma atmosfera mais redonda, o que pode ser ideal para retratos, por exemplo. Os degrades são bem conseguidos e os ambientes/zonas mais escuros bem trabalhados.

No geral, a Brother DCP-J4120DW é uma boa máquina que permite uma utilização avançada. É muito fácil de entender e utilizar, com um sistema de menus muito óbvio e directo. O painel frontal está bem dividido e a secção dos tinteiros é perfeita. Gosto muito do sistema de alimentação horizontal que torna possível diminuir as medidas e da funcionalidade Wi-Fi muito bem implementada.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts