Ecopilhas

Como pessoa de bem tento deixar uma pegada ecológica a cada ano mais pequena, mas quando olho em redor, conto comandos distribuídos por toda a casa e penso sempre no problema das pilhas gastas mesmo optando pelas recarregáveis. E quando faço, ao fim de muito tempo, uma mão cheia de baterias sem alma, procuro um pilhão próximo e é raro encontrar um. E, na verdade, quem se lembra de carregá-las (!!) até ao hipermercado mais próximo? Daí que esta notícia é importante.

A Ecopilhas, a primeira entidade gestora em Portugal dedicada à recolha e reciclagem de pilhas e baterias, aproveitou o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas para lançar uma aplicação que, entre outras funcionalidades, permite identificar o Pilhão mais próximo, em qualquer ponto do País.

A aplicação para tablet e smartphone permite identificar o Pilhão mais próximo da rede nacional de recolha, composta por cerca de 20.000 Pilhões. Esta aplicação tem ainda outras funcionalidades, tais como reportar um pilhão cheio ou vandalizado, solicitar um Pilhão para casa ou para o trabalho, ou saber tudo sobre como são recicladas as pilhas.

Eurico Cordeiro, Director-Geral da Ecopilhas refere Existem mais Pilhões do que multibancos, mas ainda assim muitos portugueses referem ter dificuldade em encontrar o Pilhão mais próximo de si. A partir de hoje, já não há desculpas para não se fazer a reciclagem de Pilhas.”

A App Ecopilhas está disponível para Android e iOS e tem como objetivo divulgar a localização dos Pilhões, promover a sua correta utilização e convidar o cidadão a participar ativamente na recolha de pilhas e baterias usadas.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Breves

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata