Um sistema de três transmissores mais um receptor que trabalha em 5.8GHz e tem um preço simpático. Valerá o investimento?

Se uma imagem vale mais que mil palavras, será que no vídeo é também assim?

O que preferem: assistir um vídeo com bela imagem mas cujo som é imperceptível e cheio de ruído ou uma imagem menos boa mas cujo som seja natural e equilibrado?

Pois, na minha óptica (e ótica, neste caso), o som é tão ou mais importante que a imagem, principalmente quando se fala “para a câmara”.

Existem muitas soluções para captar áudio e nem vou mencionar ou perder tempo com os microfones embutidos nas câmaras de vídeo ou fotográficas.

Análise Saramonic VmicLink5 - Xá das 5

As principais são ligar um microfone directamente à câmara que regista o vídeo ou gravar num equipamento dedicado para depois se sincronizar o som com a imagem em pós-produção.

Se a qualidade de som é notoriamente melhor quando gravada por um gravador dedicado (Zoom, Tascam, Roland, Sony, etc.), há sempre que contar com trabalho extra na pós produção. Mas podemos sempre optar por uma ligação directa à câmara, se esta tiver equipada com entrada de microfone.

Neste caso, há que optar pela melhor relação qualidade/preço que podemos encontrar, pois (por exemplo) um microfone de lapela (ou lavalier) chinês custa parcas dezenas de euros em confronto com um germânico que custa algumas centenas de euros. Mas há sempre que contar com o cabo de ligação o que é sempre um elemento chato numa produção, principalmente se feita no exterior.

Chegamos assim à opção de microfones com emissor/receptor, largamente utilizados por profissionais, tanto em palco quanto em estúdio. Existem modelos e características para todos os gostos, meios e necessidades, mas vamos supor que precisamos de um bom set para fazer um vídeo para o youtube ou gravar uma conversa entre amigos.

Para isso, apresento-vos esta opção muito catita, os Saramonic VmicLink5.

O set

Chegou-me às mãos, através da Comercial Foto, um set que me fez sorrir: na caixa vinha uma bolsa de transporte que guarda três emissores e respectivos microfones lavalier e um receptor.

O set VmicLink5 serve assim um largo leque de necessidades, desde a tradicional reportagem ao diálogo com até três participantes.

A grande vantagem deste modelo é utilizar a tecnologia de transmissão a 5.8GHz com todas as vantagens associadas.

A mais importante é conseguir ultrapassar as muitas interferências, visto que a maioria dos sistemas sem fios utiliza as frequências UHF e VHS. A Saramonic utiliza um sistema único que ultrapassa este limite e consegue garantir um som límpido e limpo.

Dividi esta análise em duas fases. Uma mais simples em que utilizei apenas um emissor e uma segunda que quero repetir onde criei uma mesa redonda em estúdio. Fiquei contente com esse resultado, mas pretendo levar ao limite este set e, para isso, terei de repetir o processo mas no exterior, com vento e o ruído de uma cidade.

Vamos então ao set simplificado

Análise Saramonic VmicLink5 - Xá das 5

One 2 One

Uma grande vantagem deste modelo para o anterior, é que as pilhas AAA foram substituídas por baterias recarregáveis (7.2V / 1000mAH). Podemos fazê-lo através do carregador incluso, o que também nos convida a comprar mais baterias para nunca ficarmos “pendurados”.

A outra característica que salta à vista, é a possibilidade de saltar entre três canais pré-configurados o que facilita em muito o emparelhamento de todas as unidades.

Tanto o transmissor quanto o receptor usam duas antenas e têm configurações físicas ligeiramente diferentes, o que até os confunde à primeira vista e nos obriga a olhar para as inscrições.

No pack estão os clips (é necessário fazer bastante força para os abrir) que permitem prender a unidade ao bolso ou cinto. O receptor tem ainda a possibilidade de se colocar uma base para se prender directamente à sapata de uma câmara de vídeo ou fotografia.

Análise Saramonic VmicLink5 - Xá das 5

O ecrã LCD

Monocromático para garantir a melhor visualização em qualquer situação, mesmo sob o sol diurno, é pequeno mas legível e idêntico nas unidades de transmissão e recepção.

Tem iluminação backlight que é essencial para ambientes escuros.

As legendas são simples e separados em duas linhas: da esquerda para a direita e na superior temos as letras ABC, ou seja, os três canais pré-configurados que piscam até escolhermos um, o volume com o máximo 25, a conexão dos auscultadores e o nível da bateria. A inferior mostra o canal que estamos a utilizar, a busca da frequência e o menu.

Os botões +/set/- servem para configurar e escolher as opções de uma forma muito simples e prática. São elas as Power Unlocked, Mute Key Enable, Match With Transmiter, Light Delay e Restore Default.

O receptor

Os únicos três botões físicos (– / set / +) colocados na parte frontal e por baixo do ecrã LCD estão bem espaçados, mas têm um toque demasiado plástico.

No extremo esquerdo encontramos a ligação para auscultadores e uma tomada Line Out.

Do lado direito o botão on/off que também serve para mutar a saída de som.

Análise Saramonic VmicLink5 - Xá das 5

O transmissor

Fisicamente semelhante ao receptor, a única diferença está no lado esquerdo onde encontramos as ligações Mic In e Line In.

O microfone Lavalier conecta-se ao Mic In enquanto podemos conectar uma fonte externa ao Line In, seja outro microfone com cabo, seja até música de fundo para os mais audazes.

Do lado direito o botão on/off serve também para mutar o microfone.

As vantagens do sistema

O emparelhamento (DigRF) é extremamente fácil: basta carregar no botão ON dos dois (ou quatro) elementos para eles se automaticamente conectarem à mesma frequência e canal.

As antenas são direcionais para permitir ultrapassar algum obstáculo mais difícil e o alcance entre os transmissor e receptor chega até aos 30 metros.

No pack vêm cabos que servem várias necessidades. Para além dos minijacks para ligar o line Out ao Mic In da câmara, somos brindados com um muito útil minijack/XLR que nos permite gravar para uma mesa de som/gravador externo ou, ao contrário, ligar um microfone externo directamente ao transmissor. Muito útil e, ainda por cima, com os conectores tipo Lock para maior segurança.

Análise Saramonic VmicLink5 - Xá das 5

A qualidade de som é francamente boa e uma mais valia para qualquer produção. É pena o pack não trazer deadcats ou qualquer esponja extra para a que já vem equipada nos microfones, pois o vento por vezes pode ser um empecilho e, também por isso, quero regressar a este set para fazer o teste em ambiente exterior.

Excelente a utilização dos 5,8GHz que ultrapassa a confusão das frequências geralmente associadas e utilizadas por este tipo de equipamento.

É um sistema muito leve mas pouco compacto e um tanto ou quanto frágil, visto que é tudo feito em plástico, excepto as ligações in/out.

Um dos maiores reparos é a impossibilidade de mixagem dos três canais. Ora este pode ser um problema real se tivermos três vozes com diferentes níveis. Mesmo com a possibilidade manual de aumentar ou diminuir o volume em cada transmissor, é pouco prático (ou quase impossível) voltar a tocar nesses comandos quando as pessoas já estão em palco ou estúdio.

As grandes vantagens, contudo, dão-nos vontade de ir à loja e comprar o set (podemos fazê-lo em unidade 1+1, 1+2 e 1+3) pois o preço é francamente mais apelativo que o de outras propostas de marcas com maior pedigree.

Para além da frequência utilizada, o sistema é simples de utilizar, o sincronismo DigRF funciona na perfeição e podemos optar entre o sinal de saída mono ou estéreo, dependendo das necessidades da produção.

PVP Saramonic VmicLink5 (RX+TX+TX+TX) set 1+3: 898€

Características Especificações
O 5.8GHz fornece áudio de alta qualidade Número do Canal : 3
Grave áudio até 30 metros sem obstáculos Consumo de energia RX : 180æ 180mA / 6V
Programador automático de comutação de canais – para evitar interferências de vários sistemas no mesmo ambiente Sensibilidade do Receptor : 19æ 198dB
Com três grupos de canais discretos Freqüências : 57æ 5725MHz-5875MHz
Um receptor pode trabalhar com até três transmissores simultaneamente Receptor Phone Out : Maxæ Max 70mW / 32Ohm, isolamento de 10V DC
Entradas Line & Mic fornecem ampla gama de opções de entrada Entrada da linha do receptor : 4æ 4 vezes mic no ganho, isolamento de 50V DC
Jack de monitor de fone de ouvido em tempo real THD + N : -æ -92dB
Antena destacável e flexível pode ser girada em 360 ° de acordo com o melhor som Resposta de frequência : 40æ 40Hz-18KHz / +/- 1 dB
Bateria Li-ion Recarregável (incluída) Taxa de amostragem : 48æ 48K / 16bit
1 ano de garantia Atraso de Voz : 18ms
Ganho de Antena : 3d 3dBi
Bateria : 7.2 7.2V / 1000mAh li-ion (6,5 horas)
Dimensões e Peso : 11æ 11.3 x 6.4 x 2.8 cm.Œæ169g (bateria incluída)

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata