O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical. Será suficientemente bom para dominar as aventuras e os jogos? Eis a análise.


O Logitech G603 é um rato cheio de tecnologia, mesmo que surja como base de gama de toda a renovação deste segmento da marca que regressa a Portugal.

A Logitech é uma marca muito conceituada por ter lançado, ao longo dos tempos, muitos acessórios para informática que aliavam design à inovação.

E este G603 vem reafirmar esse posicionamento.

Na caixa é acompanhado pelos

  • transmissor bluetooth que funciona a 2,4 GHz e pode ser arrumado dentro do corpo
  • um cabo USB que serve como extensão
  • duas pilhas AA.

O novo G603 é totalmente feito em plástico com duas cores, preto e cinzento e a tampa segura-se através de quatro ímanes, sendo muito fácil de abrir e fechar.

O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical.

Na mão

Já usei inúmeros ratos, com e sem fios, dos mais desejados aos mais odiados. Tenho ainda uma série deles que estão guardados numa gaveta: destaco o Magic Mouse, a sua imitação feita pela Rapoo e o primeiro Microsoft que pensou realmente na mão humana e no síndrome do túnel do Carpo.

Aliás, até tirei uma fotografia.

O Logitech G603 no meio da minha colecção privada

O Logitech G603 tem linhas muito fluidas com os espaços bem divididos.

Se por um lado, e para a minha mão, preferia que ele tivesse mais altura com um arco mais pronunciado ao meio, percebo que será perfeito para mãos mais pequenas, pois tudo parece ser afinado para quem exige de um equipamento o máximo que ele pode oferecer.

Os dois botões esquerdo e direito estão bem espaçados pela tampa de um só bloco e com desenho em U.

Ao centro a roldana com o seu clique, muito presente e com toque perceptível, ideal para os pormenores de um jogo ou de um gráfico.

Logo por baixo da roldana, temos o terceiro botão com um led que vai mudando a cor de acordo com a velocidade do ponteiro.

O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical.Sim, este botão determina de forma muito directa a velocidade que queremos no rato e que tem quatro níveis muito distintos (subdivididos).

Na lateral esquerda estão colocados os botões de função (avanço / retrocesso) num ângulo mais elevado que o normal.

O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical.

E, ao contrário do que possa sugerir à vista, estão perfeitamente colocados, com um plástico de outro acabamento (e cor) e com dimensão bastante grande.

É outro dos pontos a favor deste novo Logitech.

O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical.

 

O que é mesmo bom

O Logitech G603 permite conexão através do dongle LighSpeed ou, e atenção, através do emparelhamento Bluetooth.

Esta solução permite usá-lo com dois aparelhos de forma paralela, evitando sobreposições de função.

O alcance vai dos 200 aos 1200 dpi e pode ser usado em modo Low ou High.

Em Modo High funciona com uma latência mínima de um milissegundo, o que é extraordinário para um rato sem fio e com este preço.

Em Modo Low, podemos esperar uma latência de oito milissegundos, mas garantimos quase o dobro de duração das pilhas.

De salientar que, sendo são dados oficiais da marca, em Modo Low as pilhas deverão aguentar até 18 meses e em Modo High podem chegar às 500 horas de utilização.

Ah, antes que me esqueça, a Logitech deu a este G603 a possibilidade de poder funcionar apenas com uma pilha AA.

O que é afinal o Light Speed? Trata-se de uma tecnologia que incrementa em muito as capacidades e a qualidade da conexão sem fios, tanto em termos de estabilidade como de reconhecimento e consequente rapidez de processos.

A estes também não é alheio o sensor HERO de nova geração que ajuda a alcançar os 12000 DPI e melhora 10 vezes a eficiência do consumo.

O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical.

Software

Podemos instalar a suíte da marca para procedermos a alguns ajustes nas definições.

É tudo muito fácil e gráfico com as luzes corresponderem ao led que se ilumina assim que pressionamos o botão DPI.

As alterações modificam a resposta e o comportamento de acordo com a necessidade ou gosto do utilizador através (ou até) cinco memórias.

Podemos ainda mudar as acções dos seis botões, controlar o mapa de calor e ver o estado das pilhas.

Finalmente, e graças à memória interna, podemos guardar as nossas preferências e mantê-las assim que conectarmos o G603 a qualquer outro equipamento.

logitech gaming software G603

O que podia ser melhor?

Podia ter uma bateria recarregável, ou, a entrada de recarregamento por USB que o fizesse a duas AA recarregáveis.

Pensei que poderia ser uma realidade quando vi o cabo dentro da caixa, mas não.

Porém, compreende-se a razão, a Logitech queria ter um super rato para gamers a preço suportável.

Se forem utilizadores que levantam várias vezes o rato do tapete, este pode não ser o modelo para vós, pois é pesado (principalmente com duas pilhas) e não é mesmo nada prático de se levantar.

Também terei de salientar que os canhotos não terão aqui o seu esperado aliado. O G603 é um rato vincadamente desenhado para dextros.

A Logitech tem, no meio dos seus acessórios, algo extraordinário, denominado PowerPlay, nada mais nada menos que um tapete de rato que pode recarregar os acessórios como…os ratos.
Mas infelizmente, esta situação não é compatível com o 603.

Teremos de abrir os cordões à bolsa e subir na gama da marca para poder usufruir desta tecnologia.

O Logitech G603 é um rato para gamers que cortou o cordão umbilical.

Concluindo

Foi-me fácil adaptar ao Logitech G603. É muito preciso, principalmente quando tenho de fazer edição áudio e escolher determinada nano frequência para alterar, para citar um exemplo, não senti por nenhuma vez um “atascanço” nem atrasos de maior.

Mesmo no Modo Low, a diferença de velocidade foi-me imperceptível.

Confesso que também não sou um gamer profissional que está focado neste tipo de precisão, mas estamos a falar de um rato sem fios que é tão rápido quanto o anterior Gladius que me serviu, e bem, durante todo um ano.

Pode perguntar porque mudei? Porque o Gladius tem fio, é mais ou menos do mesmo peso e as borrachas laterais, que até foram muito confortáveis, começaram a descolar.

E se há coisa um bocadinho chata é sentir o polegar com cola, certo?

A Logitech acaba por lançar um bom rato para quem não deseja gastar uma fortuna em acessórios ou complementos.

Como não tem leds RGB por toda a superfície ou base, as pilhas aguentam-se bem e a tecnologia (ou seja, eventuais problemas) foi reduzida em relação a outros modelos muito, vá lá, “flashantes”.

E isto, na minha utilização, é bastante importante, pois desligo tudo o que é possível (e estou a falar de um Set de trabalho com muitas possibilidades de virar discoteca).

Numa última palavra, gostei bastante de utilizar o Logitech G603 e tem uma relação qualidade/preço muito boa e ganha o VOICEBOX SELO PRATA.

PVP: 81,90€

VoiceBox - selo prata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata