É sabido que a Microsoft vai limando as arestas do seu Windows 10 ao longo do ano e as actualizações acontecem já de forma normal para os mais avisados.

A do Outono está já disponível e contém diferenças assinaláveis, assim como mais ferramentas para apoiar o nosso dia a dia informático e, porque não dizê-lo, social.

Com foco nesta transformação, a Microsoft deu o próximo passo na oferta de experiências de produto e serviços conectadas que impulsionam uma nova era de produtividade pessoal:

  • Your Phone App

Colocar uma tarefa em pausa para responder a uma mensagem ou notificação no telemóvel pode cortar instantaneamente o foco e o ritmo de trabalho.

Com isto em mente, a nova Your Phone App oferece acesso imediato a mensagens e fotografias do Android directamente no PC, permitindo aos utilizados manterem-se focados e produtivos.

  • Windows Timeline on Phone

Uma vez que durante o dia alternamos naturalmente entre tarefas pessoais e laborais tanto nos telemóveis como nos computadores, tornou-se ainda mais difícil encontrar ficheiros, documentos ou páginas de internet nos vários dispositivos.

Face a este desafio, o Windows Timeline que já está disponível para Windows 10 desde Abril, chega agora aos telemóveis iPhone e Android, permitindo navegar para trás no tempo e encontrar ficheiros ou websites que utilizou nos vários dispositivos.

  • Integração com Outlook/To-Do

É simples criar uma longa lista de To Do’s, mas é muito mais difícil arranjar tempo para completar cada tarefa.

Com o To-Do agora integrado no Outlook.com, o utilizador pode facilmente arrastar uma tarefa para uma slot aberta no calendário e bloquear o tempo necessário para completá-la.

No caso de receber um e-mail com uma tarefa associada, também é possível arrastá-la para o To-Do e automaticamente criar uma nova tarefa, ajudando a organização dos utilizadores.

  • Segurança familiar com o Microsoft Launcher

Com o Microsoft Launcher instalado nos dispositivos Android de toda família e através da configuração de um grupo de contas da família, os pais conseguem acompanhar a localização das suas crianças sem se preocuparem constantemente com a sua segurança.

Os pais têm também acesso a informação sobre as apps acedidas pelas crianças através dos seus dispositivos Android, bem como o tempo gasto em cada uma.

Se a Xbox One ou um PC Windows 10 estiver configurado no portal da família, é possível também saber em tempo real as actividades dos filhos nestes dispositivos, através do Microsoft Launcher.

  • Tinta digital no PowerPoint

A Microsoft tem inserido a Inteligência Artificial no Microsoft Office com dois objectivos: tornar as tarefas diárias mais fáceis e o conteúdo mais apresentável.

Com estas novas actualizações estamos a facilitar a criação de conteúdo através da caneta digital e do dispositivo táctil:

o Uma listagem enumerada através de tinta digital irá transformar-se num texto formatado;

o Se estiver a criar um fluxograma ou um diagrama, pode desenhar palavras e formas, e o PowerPoint irá encarregar-se de convertê-lo em texto e formas configuradas de uma só vez;

o Ou então, pode deixar a função de design inteligente fazer o trabalho por si. Comece numa tela em branco, desenhe o seu slide, e o Designer irá utilizar a IA para recomendar slides por onde pode escolher.

  • Tinta digital no Word

Com a nova funcionalidade inteligente no Ink Editor, pode adicionar ou dividir palavras, ou adicionar novas linhas no seu documento sem tocar no teclado. Agora, é possível editar um documento do início ao fim através da caneta digital e do dispositivo táctil.

  • Animações 3D embebidas

Tanto no PowerPoint como no Word, movimentos dinâmicos animados são incorporados nos objectos 3D, que dão vida aos projectos.

Estas experiências são permitidas pelas inovações nos produtos Office 365, Windows e Surface. Muitas podem ser acedidas através da atualização de outubro de 2018 do Windows 10 – já disponível.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata